Centro Integrado de Operações finaliza fase de testes no atendimento por meio dos Totens

Trending

Centro Integrado de Operações finaliza fase de testes no atendimento por meio dos Totens

Sala de monitoramento no CIOP

Porto Velho, RO - Com a implantação dos módulos eletrônicos de segurança, espera-se a redução da violência e da criminalidade, fortalecendo a atuação das instituições de segurança pública, ampliando a presença do Estado em locais vulneráveis. Todo este investimento impactará na redução do tempo resposta no atendimento das ocorrências ao cidadão. Com a implantação dos totens população poderá interagir com a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Inicialmente, o sistema foi instalado em Porto Velho e está sendo implantado nos municípios de Ariquemes, Ji-paraná, Cacoal e Vilhena. Os operadores e atendentes localizados no Centro Integrado de Operações – CIOP, passaram por capacitação e já estão aptos a desempenhar as atribuições do sistema.

Para o governador, Marcos Rocha, o sistema é uma importante ferramenta de prevenção que possibilita reduzir a incidência de crimes. “O sistema é fundamental para garantir a segurança da população, pois nos permite monitorar e identificar as situações de riscos em tempo real, possibilitando assim, uma resposta rápida e eficiente por parte das autoridades competentes”, destacou.

Os serviços oferecidos pelo sistema são:
  • Monitoramento seguro;
  • Expansão das áreas de monitoramento das forças de segurança pública;
  • Possibilidade de interação entre a comunidade e as forças de segurança pública;
  • Aumento no índice de preservação a vida e do patrimônio;
  • Recursos alternativos podem ser utilizados para vigilância dos locais, como divulgação de campanhas públicas sobre temas de relevância através da emissão de alertas ou orientação à população.

Segundo o Capitão BM gerente de tecnologia da Sesdec, Alex Fernandes, o projeto tem por finalidade a utilização de recursos tecnológicos na expansão do monitoramento e a presença da Secretaria de Segurança em pontos estratégicos na cidade, reduzindo o tempo de resposta no atendimento ao cidadão e otimizando a atuação das forças de segurança.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem