O Dia na História

Trending

O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque

69 99910 8325

18.7.23 - BOM DIA!

RONDÔNIA

1943 – Há uma semana não há “carne verde” em Porto Velho e alguns moradores vêm abatendo seus porcos, mas a quantidade é insuficiente, devido a demanda.

1950 – No Rio de Janeiro, o professor Enos Eduardo Lins relata a implantação do curso Normal Regional “Carmela Dutra”, projeto elogiado pelos membros do Conselho Federal de Educação.

1956 – Confirmado convênio da Fundação Sesp com Rondônia, no valor de CR$ 1 milhão, para instalar o sistema de distribuição de água na cidade.

1982 – Após aceita sua renúncia, pelo papa João Paulo II, o bispo da diocese de Porto Velho, D. João Batista Costa, segue para Ariquemes, onde vai continuar como um “simples padre”.

1990 – O desembargador Lourival Marques, presidente do TRE, mandou recolher tudo que relacione o candidato a governador Olavo Pires com o tráfico, divulgado por seus adversários.

COMEMORA-SE

Dia Nacional do Trovador. Dia Internacional de Nelson Mandela.

Católicos celebram São Francisco Solano. Santo Emiliano de Mésia. São Bruno de Segni. São Frederico de Utrecht.

BRASIL

1841 – Aos 15 anos o príncipe D. Pedro II é coroado imperador do Brasil. 

1909 – Ocorre o Primeiro clássico Gre-Nal (Grêmio 10 x 0). 

1980 — A TV Tupi, primeira emissora latino-americana, sai do ar. 

1987 — Morre Gilberto Freyre (n. 1900), escritor autor de “Casa Grande e Senzala”.

MUNDO

1870 — O Concílio Vaticano I decreta o dogma da infalibilidade papal. 

1976 — A romena Nadia Comăneci torna-se a 1ª pessoa na história dos Jogos Olímpicos a marcar 10 pontos perfeitos em ginástica. 

1995 - Um ataque ao prédio da Associação Mutual Israelita Argentina (AMIA) em Buenos Aires mata 85 pessoas (a maioria judia) e fere 300.

FOTO DO DIA

O CONSELHO DO BISPO

Vida de repórter, a cada dia, uma nova surpresa. E não seria diferente naquele 6 de agosto de 1978, quando o plantonista do jornal paulista que eu trabalhava passou a pauta, em síntese: Ouvir o bispo sobre a morte de João Paulo I. 

Pensei ser trote, mas ao ligar o rádio e a notícia estava lá. O mundo, estupefato, fez a pergunta que faz até hoje. “Qual a causa?”. 

Pouco antes das 7 estava eu na diocese. Pelo visto, ninguém sabia nada. “Preciso falar com dom João (Batista Costa). “Na sala do café”, onde, há pouco mais de um mês fora ouvi-lo sobre a morte de Paulo VI.

Encontrei o velho bispo na saída do refeitório e perguntei: “Dom João, o que o senhor tem a dizer sobre a morte do papa?”. Ele, e, por isso, creio, não sabia ainda, começou a falar de Paulo VI. 

- Não, dom João, foi João Paulo I, encontrado morto hoje.

Ele me olhou meio incrédulo, e depois de algum tempo, com emoção, falou sobre o papa que ficou 33 dias na cátedra de São Pedro. Na saída, Dom João sugeriu:

- Meu filho, você só me traz mortes de papas. Veja se da próxima vez você me traz uma notícia boa.

Não pude. Dom João aposentou quatro anos depois e faleceu em 1996.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem