Entre os apontamentos, foram apresentadas as demandas das novas unidades
Porto Velho, RO - O fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em Porto Velho foi o tema de um encontro, ocorrido nesta segunda-feira (7) na Secretaria Municipal da Saúde (Semusa), entre as secretárias municipais Eliana Pasini e Marilene Penati com o novo Superintendente Estadual do Ministério da Saúde em Rondônia, Sid Orleans.
Durante a reunião, a equipe técnica da Semusa apontou algumas demandas da saúde municipal que necessitam da atuação da superintendência estadual diretamente com o Ministério da Saúde, como por exemplo, a celeridade na contratação de profissionais do programa Mais Médicos.
Também foram apontadas demandas para construção de novas unidades, fortalecimento dos atendimentos em distritos mais afastados, habilitação dos serviços do centro de reabilitação do município e de novas equipes da atenção primária à saúde, entre outros temas.
Para a secretária Eliana Pasini, essa proximidade entre os municípios e o Ministério da Saúde em Rondônia é fundamental para que as demandas das secretarias e as necessidades da população sejam atendidas com maior efetividade.
“Nosso diálogo com o Ministério da Saúde é constante, porém com essa força da superintendência podemos avançar em questões mais sensíveis, que necessitam de boa tramitação em Brasília para resolver”, avaliou Eliana Pasini.
De acordo com o superintendente Estadual do Ministério da Saúde em Rondônia, Sid Orleans, a visita nas secretarias municipais faz parte da rotina de trabalho. “É uma forma de entender as dificuldades pontuais de cada município. E essa foi a nossa intenção aqui na Secretaria Municipal de Porto Velho, receber os apontamentos dos principais problemas para que o Ministério comece a agir”.
Para a secretária-adjunta da Semusa, Marilene Penati, “a união entre os entes é a certeza do fortalecimento do trabalho para que o resultado seja sempre a melhoria do serviço para que a população receba um atendimento com dignidade”.
Também participaram do encontro a chefe da assessoria técnica, Angela Zocal, as diretoras dos departamentos de Atenção Básica, Fabíola Barros, e Média e Alta Complexidade, Francisca Nery, o diretor do Departamento de Avaliação Regulação e Controle, Helison Ribeiro e a gerente da Divisão de Convênios e Contratos, Luciane Serra.
Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
Tags:
Saúde