ONS confirma que Sistema Interligado Nacional teve “separação elétrica” durante apagão

Trending

ONS confirma que Sistema Interligado Nacional teve “separação elétrica” durante apagão


Ao afirmar que ainda luta para recompor carga de energia nas regiões Norte e Nordeste, governo reconhece pela primeira vez que faltou luz na região Sul. Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Porto Velho, RO - O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirmou que o apagão que atingiu todas as regiões brasileiras nesta terça-feira (15) foi causado por um evento de “separação elétrica” dentro do Sistema Interligado Nacional (SIN), que conecta toda a geração de carga no país. É como se as torres das regiões Norte-Nordeste, que conecta o sistema elétrico da região, se desconectasse do resto das torres que trocam energia com as outras regiões. Com o evento, a decisão do ONS foi de diminuir de maneira controlada as cargas nas regiões Sul e Sudeste-Centro-Oeste, o que teria evitado a propagação do efeito.

A recuperação, no entanto, segue lenta. Os subsistemas Sul e Sudeste-Centro-Oeste já tiveram suas cargas restabelecidas, mas apenas 27% da carga da região Norte e 68% da região Nordeste havia sido recomposto até às 10h20.

Dos 19 mil MW de carga perdida no sistema durante a crise às 8h30, cerca de 15 mil MW já haviam sido recuperados até às 11h15. Como o consumo tende a aumentar durante o dia, a carga ainda está cerca de 10,5 mil MW abaixo da demanda média para o horário, de acordo com dados do próprio ONS.

Fonte: O Antagonista

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem