Governo firma convênio com prefeituras para viabilizar expansão da educação profissional

Trending

Governo firma convênio com prefeituras para viabilizar expansão da educação profissional

Pimenta Bueno recebeu cursos da Escola Móvel de Imagem Pessoal

Porto Velho, RO - Convênio firmado entre o Governo de Rondônia, por meio do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional – Idep e prefeituras rondonienses está viabilizando o fortalecimento e a expansão da educação profissional, em Rondônia.

Pelo acordo, o Idep, destina recursos para a realização dos cursos, viabiliza o Termo de Referência de contratação ou licitação da empresa para a execução dos cursos, plano de cursos, plano de aulas, apostilas, uniforme, cronograma de cursos, efetuação das matrículas, acompanhamento das aulas e certificação.

Entre as atribuições do município estão: contratação da empresa que vai executar os cursos, seguindo as orientações da Etec – Escola Técnica Estadual do Idep, acompanhamento das aulas, divulgação dos cursos e captação de alunos.

DESCENTRALIZAÇÃO DO ENSINO

Para o governador Marcos Rocha, a descentralização do ensino profissionalizante, além de ser uma meta do planejamento estratégico da gestão Estadual, segue a filosofia do Governo municipalista, que atende aos municípios, conforme a demanda da comunidade local.

“O Governo de Rondônia priorizou a qualificação da mão de obra como uma política pública, e por esse motivo, estamos ampliando a capacitação profissional”, destacou Marcos Rocha, ressaltando que, as escolas móveis do Idep e as salas de aula descentralizadas estão apresentando um papel fundamental nessa ação governamental, a qual visa facilitar o acesso à formação profissional.

Entre os municípios que firmaram convênio com o Governo de Rondônia, por meio do Idep, está Pimenta Bueno, que já apresenta resultados positivos, no que tange à oferta de formação profissional.

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho do Município realizou na sexta-feira (15), solenidade de entrega de 189 certificados aos concluintes de 16 cursos realizados nas áreas de gestão de negócios; ambiente e saúde; produção cultural e design, além de produção alimentícia.

Voltados para alunos com idade a partir de 14 anos, os cursos realizados pelo convênio contaram com a participação dos alunos de diversas faixas etárias. Os cursistas encontraram no ensino gratuito, a oportunidade de se preparar com foco numa vaga de emprego ou visando abrir o próprio negócio.

Cursos no setor de alimentos atraem quem quer empreender

Em Pimenta Bueno, foram realizados os seguintes cursos:
  • Atendimento ao Público;
  • Empreendedorismo;
  • Finanças Pessoais;
  • Automaquiagem;
  • Maquiagem para Festas;
  • Artesanato com Biscuit;
  • Artesanato em Papel para Decoração;
  • Artesanato em Tecido – Fuxico;
  • Artesão de Biojoias;
  • Decoração com Balões;
  • Flores de Papel Gigante;
  • Brigadeiro Gourmet;
  • Pães Artesanais – Cupcakes;
  • Preparo de Caldos; e
  • Hamburguer.
Segundo a secretária Municipal de Assistência Social e Trabalho de Pimenta Bueno, Cíntia Araújo, esses cursos foram realizados em várias comunidades; em diferentes horários, objetivando contemplar o maior número de cidadãos. “Nosso objetivo foi ter diversos horários e locais para oportunizar o maior número de pessoas com os cursos”, justificou.

PROFISSIONALIZAÇÃO

Para a estudante, Neuza Maria da Silva, aproveitou a oportunidade para se capacitar. Ela adquiriu novos conhecimentos que já estão sendo úteis na sua rotina de empreendedora. Entre os cursos que fez estão: brigadeiro gourmet, pão artesanal, hambúrguer e de caldos. “Aprendi muito, inclusive como congelar e armazenar brigadeiro, o que está me ajudando bastante”, concluiu.

Durante a solenidade de entrega de certificados dos cursos ofertados, foram entregues também, certificados de cursos ofertados na Escola Móvel de Imagem Pessoal; 60 certificados, sendo 26 do curso de Automaquiagem, 13 do curso Massagem para os Pés e 21 do Curso de Tranças.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem