O Dia na História

Trending

O Dia na História

 

O DIA NA HISTÓRIA

20.9.2023 - BOM DIA!

Lúcio Albuquerque

69 99910 8325

RONDÔNIA

1925 – Para inaugurar o “stadium Paulo Saldanha”, o Ypiranga anunciou a vinda do campeão amazonense Nacional Futebol Clube. 

20 - 1943 – Pelo decreto-lei 5.839/43 o  presidente Getúlio Vargas define competências e responsabilidades dos governadores dos Territórios Federais, criados há uma semana.

1940 – O interventor Álvaro Maia (AM) decreta: para tomar posse em qualquer cargo, estadual ou municipal, a pessoa deve cantar, perante o responsável pela posse, todo o Hino Nacional.

1955 – A pedido do presidente Raimundo de Miranda Lima (União dos Servidores Postais Telegráficos/seção Guaporé), a linha telegráfica Cuiabá/Porto Velho deve receber CR$ 8 milhões para a recuperação. 

1967 – Em 18 meses a Amazônia falará via telefone com o mundo e terá uma emissora de rádio que reduza a influência estrangeira na região, segundo o superintendente da Sudam, João Walter de Andrade. 

1984 – O presidente da Eletronorte, Miguel Rodrigues Nunes, garante que a obra da hidrelétrica de Samuel (RO) não terá prejuízos devido a corte de verbas.

COMEMORE

Dia do Engenheiro Químico. Dia do Funcionário Municipal. Dia do Gaúcho (só no RS). 

Católicos lembram Santo André Kim Taegon (e mártires), Santo  Eustáquio

BRASIL

1835 – Começa a Revolução Farroupilha (RS).

1897 – Nasce Humberto de Alencar Castelo Branco (+ 1967), presidente brasileiro. 

1929 - A Aliança Liberal lança Getúlio Vargas candidato a presidente, o que levaria à revolução de 1930.

MUNDO

1946 – Após 7 anos, devido à II Guerra Mundial é realizado o Festival de Cinema de Cannes. 

2005 – Morre Simon Wiesenthal (n. 1908), judeu, maior caçador de nazistas pós II Guerra Mundial. 

1990 – Depois de 45 anos acontece a reunificação da Alemanha. 

FOTO DO DIA

PATRIMÔNIO REVIGORADO

Em 1955, apesar funcionar, a Linha Telegráfica Estratégica – ligação telegráfica Cuiabá/Porto Velho, tinha dificuldades para cumprir sua missão. Por iniciativa do deputado federal Áureo Melo (AM), nascido em Santo Antônio, foi apresentado projeto no valor de CR$ 8 milhões para iniciar o trabalho.

A ação foi iniciada pelo telegrafista Raimundo de Miranda Lima (presidente da União dos Servidores Postais Telegráficos/seção Guaporé), que encaminhou a Áureo Melo uma exposição de motivos da situação da Linha.

À época o sistema implantado pelo Marechal Rondon em 1907, único meio rápido de comunicação da região com o restante do país tinha deficiências geradas pela falta de investimentos para poder atender à demanda que crescia à proporção que pequenas vilas, e as cidades de Porto Velho e Guajará-Mirim, enfrentava a mesma questão.

O primeiro a se solidarizar com a proposta de Áureo foi o deputado federal Joaquim Vicente Randon, mas o principal apoio mesmo foi de Candido Rondon, que em maio passara à condição de Marechal que, tão logo soube do projeto buscou apoio para sua aplicação.

(F. Instalação da linha telegráfica – Museu Rondon/Porto Velho)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem