Durante Iclei, prefeito assina memorando de intenção para Mentoria em Ordenamento Territorial para Cidades Amazônicas

Trending

Durante Iclei, prefeito assina memorando de intenção para Mentoria em Ordenamento Territorial para Cidades Amazônicas

A assinatura ocorreu durante o 2º Encontro ICLEI Amazônia

Porto Velho, RO - O prefeito Hildon Chaves assinou, no começo da tarde desta quarta-feira (18), o memorando de intenção para a participação na Mentoria em Ordenamento Territorial para Cidades Amazônicas. O ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, anunciou que o município de Porto Velho teve o seu projeto aprovado e junto a outros quatro municípios das regiões Norte e Nordeste, irá participar da Mentoria.

"Porto Velho tem se destacado em gestão e temos colhido bons frutos, com planejamento e definição de prioridades administrativas. Essa é mais uma etapa desse nosso trabalho e seguimos contribuindo com o aprimoramento de nossa gestão", destacou o prefeito Hildon Chaves.

A iniciativa é uma realização do Projeto ANDUS, de cooperação técnica executado pelo Ministério das Cidades e Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, em parceria com o Ministério Federal da Economia e Ação Climática (BMWK) da Alemanha, como parte da Iniciativa Internacional para o Clima (IKI). É implementado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH no contexto da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável.

A assinatura ocorreu dentro do 2º Encontro ICLEI Amazônia e do 1º Fórum de Sustentabilidade de Porto Velho, eventos que ocorrem simultaneamente no Ifro da Calama, na capital, com encerramento nesta quinta-feira (19).

O projeto selecionado intitula-se “A Cidade na palma da mão” que, através do instrumento de ordenamento territorial Cadastro Técnico Multifinalitário (CTM), busca organizar e espacializar as informações municipais, além de criar condições para que o município se torne mais resiliente, inclusivo, ambientalmente equilibrado, economicamente atrativo e inteligente.

Hildon afirma que a capital tem se tornado destaque em gestão com planejamento

Ao aderir à iniciativa, a Prefeitura contará com o apoio técnico e metodológico do Projeto ANDUS, incluindo participar de encontros, coletivos e individuais; acessar informações e conteúdos técnicos metodológicos sobre a elaboração dos instrumentais de ordenamento territorial e sobre mudanças climáticas; participar de visita de campo e mentorias presenciais que acontecerão no próprio município.

O projeto tem a duração de um ano e a sua implantação ocorre após a Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempog) fazer a inscrição do município no programa, por determinação do prefeito Hildon Chaves.

PALESTRA

Antes da assinatura, o ministro fez uma palestra, dentro da programação do 2º Encontro ICLEI Amazônia e do 1º Fórum de Sustentabilidade de Porto Velho. O senador Confúcio Moura estava acompanhando o ministro e fez uma breve participação defendendo o tema sustentabilidade.

"A gente precisa entender que o meio ambiente é urgente, que as decisões são urgentes, que precisamos conciliar uma boa qualidade de vida e uma boa convivência com a floresta. Temos que entender que as pessoas moram nas cidades e que temos que buscar essa integração nas decisões", disse Jader Filho.

O ministro convidou Hildon Chaves para participar da COP 30, em Belém (PA), programada para 2025. "É fundamental que essa discussão seja tratada na Amazônia, por amazônidas e que cada um de nós possa expressar suas posições, sem rodeios, sem maquiagem: mostrando a realidade e os nossos desafios", completou o ministro.

Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem