O Dia na História

Trending

Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

O Dia na História


O DIA NA HISTÓRIA
26.12.2023 – BOM DIA

Lúcio Albuquerque
69 99910 8325

RONDÔNIA

1948 – Dois registros: 1) Diplomação da “Escola de Datilografia Caiary” dirigida pela profª Joana Felicidade Souza. 2) A Loja Maçônica “União e Perseverança” realiza o “Natal dos Pobres”.

1981 – O jornalista Waldemar Camata acusa o presidente do PMDB (RO) Jerônimo Santana de “vender a sigla a grupos econômicos”. Camata vai para o PDS e é o vice de Roberto Jotão eleito prefeito. (AM)

1984 – O governador Jorge Teixeira, inaugura várias obras: escola “Padre Moretti”, piscina da escola “Belisário Pena” e a pré-inauguração de casas na comunidade “Jaime Aben-Athar”.

1987 – O historiador Esron Menezes (n. 1914 em Humaitá (AM) e + 2009), desde 1924 residindo em Porto Velho, com larga folha de serviços prestados a Rondônia, é o novo “Cidadão Honorário do Município”.

COMEMORE

Dia da Lembrança. Dia do Fundidor de Metais.
Católicos celebram Santo Estevão, 1º mártir do cristianismo.
 
BRASIL

1963 — Lançamento, em nível nacional, no Brasil, da Campanha da Fraternidade. 

1977 — O presidente Ernesto Geisel sanciona a lei do Divórcio.

MUNDO

1973 — Nos EUA estreia um dos filmes mais assustadores do cinema, “O Exorcista”. 

1982 – A revista Time elege o “computador” como “homem do ano”, a 1ª vez que o prêmio não é concedido a um humano

2004 —Mais de 200 mil mortes em países da Ásia por um tsunami.
 
FOTO DO DIA
O PRESÉPIO DE NATAL

Foi São Francisco de Assis que, no ano de 1223, montou o ´primeiro presépio, em Greccio (perto de Roma) com bonecos feitos de argila. Fez Maria e José, depois um bebê, um burrinho, alguns pastores, um boi, três reis e uma estrela, explicando assim aos pastores locais como foi o nascimento de Jesus.
Dali em diante o fato percorreu o mundo. No Brasil, século 17, Olinda registra que o padre Gaspar de Santo Agostinho montou o primeiro.

Em Porto Velho está instalado, no Bairro Esperança da Comunidade, o Museu Internacional do Presépio com obras de dezenas de artesãos, 50 deles estrangeiros, com várias interpretações do presépio, feitos com palhas, cascas de nozes, gesso, palha de ouro, pedras, barro, cerâmica, etc.

O Museu Internacional do Presépio foi implantado em 2002 pelo Padre Enzo Guarino, e dele faz parte um Presépio Monumental Permanente – com de mais de 50m² narrando desde a criação da humanidade até a ressurreição de Jesus Cristo, obra tombada como Patrimônio Artístico de Rondônia.

Contato com o Museu: Associação São Tiago Maior, fone (69) 3214-7443. Visitas de 3ª feira a domingo, das 10h às 13h, e das 15h às 20h.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.