Educação profissional é ampliada pelo Governo de Rondônia
Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

Educação profissional é ampliada pelo Governo de Rondônia


Cursos profissionalizantes atraem quem busca novas oportunidades no mercado de trabalho

Porto Velho, RO - Prioridade no Planejamento Estratégico do Governo de Rondônia, a expansão do ensino profissionalizante está sendo realizada pelo Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep) em todo o Estado. Em Porto Velho, a instituição oferta os cursos na sede localizada, na Avenida Tiradentes, Bairro Industrial; no polo Orlando Freire e Flora Calheiros. Já no interior, as aulas acontecem em salas descentralizadas.

São realizados nesses espaços, cursos de formação inicial, qualificação profissional, cuja carga horária é de média duração e cursos técnicos, os quais, chegam a um ano. Além do formato presencial, a democratização do ensino profissionalizante está acontecendo, por meio de cursos remotos, nos 52 municípios rondonienses.

Em Pimenta Bueno, além da qualificação profissional em diversos segmentos, os alunos contam com cursos técnicos voltados a ocupações do Agronegócio. As aulas de áreas como Agroecologia, Agropecuária e Zootecnia, são ministradas na unidade executora do Idep, Centro Técnico Estadual de Educação Rural ( Centec) Abaitará.

DESENVOLVIMENTO

Para o governador Marcos Rocha, a descentralização do ensino profissionalizante está intensificando o desenvolvimento econômico e social de Rondônia. “Nos últimos anos, a economia do Estado vem registrando importantes avanços, e a qualificação da mão de obra tem significativa importância para essas conquistas”, destacou, ressaltando que o trabalhador qualificado presta serviços de qualidade à sociedade, seja ocupando um posto de trabalho ou abrindo o próprio negócio”, salientou.

A educação profissional beneficia jovens em início de carreira e também, a quem já está no mercado de trabalho. Alcides Bento de Godoy, 40 anos, acaba de concluir o Curso Técnico em Agropecuária; com a perspectiva de crescer profissionalmente. “Perdi várias oportunidades de trabalho por falta de conhecimento, por isso resolvi buscar uma qualificação, e assim poder oportunizar um futuro mais acessível”, lembra o recém-formado, que atua em um lacticínio em Pimenta Bueno, onde almeja novas oportunidades.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.