O Dia na História

Trending

Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

O Dia na História


O DIA NA HISTÓRIA
8.3.2024 – BOM DIA!

Lúcio Albuquerque
69 99910 8325

RONDÔNIA

1982 – O governador Jorge Teixeira manda buscar um padre em Porto Velho, para celebrar a missa pelas 11 vítimas da explosão do quartel da PM em Cacoal, cujos padres, e os de Pimenta Bueno, alegaram “outros compromissos”. 

1988 – O deputado Luiz Gonzaga denunciou o clima de “fim de festa” dentre os secretários de Estado, a uma semana do governador Jerônimo Santana entregar o cargo.

1988 – Sandra Luíza Rodrigues, 18 anos, é a nova Miss Rondônia e agora vai para o Miss Brasil, realizado pelo SBT.

1988 – Cresceram muito os registros violência doméstica contra a mulher, conforme a delegada Aparecida Lacerda, da Delegacia da Mulher, reclamando da falta de estrutura mínima para poder trabalhar.

1991 – Escolas fechadas, na Saúde só os plantões funcionam, no Judiciário só o fórum de Pimenta Bueno. No dia 11 o governo estadual vai receber 640 milhões do FPE, que deverão ficar bloqueados, como aconteceu no anterior, por ordem judicial.

HOJE É

Dia Internacional da Mulher (ONU).
Católicos celebram Nossa Senhora das Lágrimas, São João de Deus, São Félix de Dunwich, 

BRASIL

1930 — A Irmã Amália de Jesus Flagelado recebe a aparição de Nossa Senhora das Lágrimas em Campinas. 

2000 — Os Correios lançam um selo em homenagem às pioneiras da aviação no país: Anésia Pinheiro Machado, Teresa De Marzo e Ada Rogato.

MUNDO

1910 — A aviadora francesa Raymonde de Laroche torna-se a primeira mulher a receber uma licença de piloto. 

1936 — Realizada a primeira corrida de Stock Car no circuito em forma oval.

FOTO DO DIA
O PALÁCIO DAS SECRETARIAS

Obra iniciada pelo governador Araújo Lima (1948/1952) e inaugurada pelo governador Jesus Burlamarque Hosannah (1952/53) no dia 23.2.1953, o  Porto Velho Hotel – hoje Unir Centro, foi local onde grandes cantores se apresentaram, nos bailes  da alta sociedade portovelhense até o início da década de 1970.  

No governo Humberto Guedes (1975/79), o hotel passou a ser chamado “Palácio das Secretarias”, por abrigar vários órgãos do governo e na administração orge Teixeira (1979/1985) foi colocado à disposição da Universidade Federal, designado “Unir Centro”.

Anísio Goraieb lembrava: "O Porto Velho Hotel teve na década de 60 a primeira lanchonete de luxo, chamada "Varanda Tropical", e as pessoas iam ali “saborear um sorvete com calda", ou participar de reuniões sociais e de bailes da juventude.

Da inauguração até o início da década de 1970, o Porto Velho Hotel foi o grande “point” da sociedade e local de encontro de intelectuais  
Acesse: https://www.gentedeopiniao.com.br/colunista/yedda-pinheiro-borzacov/porto-velho-hotel
Foto: Porto Velho Hotel, década de 1970. Acervo Antonio Ocampo

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.