O Dia na História

Trending

O Dia na História


O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque
69 99910 8325

20.07.24 - BOM DIA!
RONDÔNIA

1919 – Todos órgãos públicos de Santo Antônio (MT) passam a funcionar num único prédio (prefeitura, uma escola e o quartel da Polícia).

1947 – O prédio da 3ª Cia de Fronteira (PVh), instalada em 1932, está em situação precária, conforme seu comandante, o cap. Oliveira Filho.

1949 – Cinco presos, sendo 2 latrocidas, fogem do presídio no quartel da Guarda Territorial, e na fuga roubam um cacho de bananas e latas de conservas, em um pequeno comércio.

1983 –Tomás Cavalcante Feitosa, aluno do “Barão do Solimões”, ganha “ouro” da prova de 800 mts nos Jogos Escolares Brasileiros. Em 1981 outro aluno do “Barão”, Rosildo Pereira, ganhou nos Jebs os 1.500 mts.
 
20 - 1984 – O embaixador do Japão Kuniosh Date, vem a Porto Velho comemorar, com a colônia japonesa, o 30º ano da chegada daquele grupo. (AM)

20 – 1988 – Membros dos grupos “cutuba” e “pele-curta”, irreconciliáveis entre 1950/70 na política local, trabalham juntos agora em defesa de Porto Velho.
 
HOJE É

Internacional da Amizade, Dia Nacional do Biscoito (BR), Dia Pan-americano do Engenheiro.
Católicos celebram Santo Elias – profeta, Santo Apolinário, Santo Aurélio de Cartago.

BRASIL

1873 — Nasce Alberto Santos Dumont (m. 1932), inventor, “pai” da aviação. 

1897 — A Academia Brasileira de Letras realiza sua sessão inaugural. 

1934 — Morre Padre Cícero (n. 1844), sacerdote e considerado por muitos como “santo”.

MUNDO

1969 – A nave “Apollo” (EUA) pousa na lua na 1ª viagem de humanos ao satélite da Terra. 

1968 — Começa em Chicago (EUA) o I Jogos Olímpicos de Verão da Special Olympics (hoje Paraolimpíadas).
 
FOTO DO DIA
POSSE E ELEIÇÃO NA AGL

Criada em agosto de 2009, a Academia Gajaramirense de Letras (AGL), deu posse ontem (19) a 7 novos membros, e neste sábado, 20, elege sua nova diretoria, já com alguns projetos importantes voltados para a integração regional.

A AGL foi criada a partir de um trabalho feito pelo membro fundador da Academia de Letras de Rondônia, José Waldir Pereira, então presidente da Acler, eleito para dirigir a novel entidade literária o escritor Paulo Saldanha.

Passada a fase difícil, durante a covid, quando perdeu sua presidente a historiadora e escritora Tereza Chamma, a AGL vem retomando suas atividades, de forma presencial.

Uma das ações básicas da AGL é o trabalho lítero-cultural com a Sociedad de Escritores de Bolívia, sendo que alguns de seus membros são, também, da AGL.
 
Para Saldanha, a AGL visa congregar amantes das letras e intelectuais da região, “para difundir, promover e conservar nossa cultura, fortalecendo nosso melhor conhecimento”.
 
Foto: Professor Valdir Pereira, estimulou a criação da AGL.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem