Combate às queimadas é reforçado pelo governo de RO em reunião interinstitucional
Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

Combate às queimadas é reforçado pelo governo de RO em reunião interinstitucional

Foram discutidas estratégias de cooperação e ações integradas entre os órgãos

Porto Velho, RO - Buscando combater o uso e manejo do fogo durante os períodos de estiagem, o governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), participou na segunda-feira (26) de uma reunião de forma remota; preparatória do plano de ação, com representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Durante o encontro, foram discutidas estratégias de cooperação e ações integradas entre os órgãos federais e estaduais para intensificar os esforços de prevenção e controle das queimadas, que têm impactado gravemente o meio ambiente. A iniciativa tem por objetivo implementar uma estratégia coordenada entre forças de defesa e fiscalização, envolvendo órgãos federais e estaduais.

A reunião teve a participação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e dos estados do Pará e Amazonas. O encontro apresentou o tema central, a articulação interinstitucional para o combate aos incêndios florestais na região Amazônica. A colaboração entre as diferentes esferas de governo e a adoção de tecnologias avançadas foram identificadas como fundamentais para garantir uma resposta rápida e eficaz diante dos desafios impostos pelos incêndios.

A iniciativa visa implementar estratégias coordenadas entre forças de defesa e fiscalização

PRESERVAÇÃO DE RECURSOS

Durante o encontro, foi reafirmado o compromisso do Estado com a preservação ambiental e a importância da união de esforços para proteger as florestas e assegurar a sustentabilidade da região. Dentre as tratativas, evidenciou-se o empenho em adotar medidas concretas ao enfrentamento das queimadas e preservação dos recursos naturais. Ficou observado que, somente através da colaboração e do uso de tecnologias avançadas será possível enfrentar o desafio das queimadas e assegurar um futuro sustentável para toda a região.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a reunião é um passo importante para o fortalecimento das ações no combate aos incêndios florestais. “A preservação da Amazônia é uma responsabilidade compartilhada e exige um esforço conjunto entre todos os níveis de governo e instituições. Estamos comprometidos com a proteção do meio ambiente e seguimos trabalhando com afinco para garantir que as ações integradas discutidas se traduzam em resultados concretos”, pontuou.

De acordo com o secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, reunir forças com o Ministério do Meio Ambiente, Ibama e os estados vizinhos, são ações fundamentais para fortalecer nossa capacidade de resposta aos incêndios florestais. “O estado de Rondônia está totalmente engajado em adotar medidas eficazes à prevenção e controle das queimadas. A integração entre as diferentes instituições e o compartilhamento de tecnologias e recursos são essenciais para que possamos enfrentar os desafios com maior eficácia e, assim, proteger nossas florestas para as futuras gerações”, enfatizou.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.