O Dia na História

Trending

Terça-feira, 07 de janeiro de 2025

O Dia na História


O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque
69 99910 8325

25.9.24 - BOM DIA!
RONDÔNIA

1919 – O padre Raymundo Oliveira, pároco de Porto Velho, confirma sua candidatura a prefeito do município na eleição deste ano, pelo Partido Republicano Conservador (foi eleito).

1949 – Onze cidadãos bolivianos serão recebidos em Porto Velho depois de se asilarem em Guajará-Mirim, fugindo do novo governo daquele país.

1955 – O juiz Theodoro Assumpção nomeia os mesários das 16 seções eleitorais de Porto Velho que vão funcionar na eleição presidencial dia 3 de outubro.

1981 – A primeira turma de paraquedistas, com 25 alunos, do curso aplicado pelo Aeroclube de Porto, e, obedecendo à tradição, o grupo tomou seu “banho de lama”.

1982 – o presidente do TJ, desembargador Fouad Zacharias não aceita críticas de seccionais da OAB contra o anteprojeto que implanta os Juizados Especiais de Pequenas Causas.
 
1983 – Sem combustível para acionar os geradores de energia, a Ceron ampliou o racionamento em Porto Velho, enquanto busca acordo com a Petrobras para manter o fornecimento do diesel.

HOJE É

Dia Nacional do Trânsito. Dia Nacional da Radiodifusão. Dia Mundial dos Rios. Dia Mundial do Sonho. Dia Mundial do Pulmão.
Católicos celebram Santa Aurélia, Santa Neomísia, Santo Alberto de Jerusalém, São Firmino.

BRASIL

1932 – Em plena revolução Constitucionalista, 3 mecânicos sequestram um avião da Panair do Brasil, mas o hidroavião cai em seguida e todos morrem. 

1935 – O empresário Assis Chateaubriand inaugura a Super Rádio Tupi (RJ). 

1982 – Vôlei: O Brasil ganha da União Soviética e é campeão do Mundialito de Vôlei Masculino.
 
MUNDO

1906 — Leonardo Torres y Quevedo demonstra o Telekino, considerado o 1º
uso de um controle remoto. 

1513 – O espanhol Balboa descobre o Oceano Pacífico. 

1977 – Com mais de 4.200 participantes acontece a I Maratona de Chicago.
 
FOTO DO DIA
ATENÇÃO LEIGOS

Quer deixar um paraquedista mais que irritado? Dizer que ele “pula” do avião. “Quem pula é sapo. Nós saltamos”, como ainda repete Marco Anconi, instrutor da turma que em 1981 fez história no 1º salto de paraquedistas do Aeroclube de Porto Velho.

Do grupo, apenas uma mulher, a jornalista Iza Faria, que se queixava da falta de adesão feminina, como noticiou o “Alto Madeira” no dia 25 de setembro de 1981, quando já estava formando a 2ª turma do curso de Paraquedismo do aeroclube, ainda só com uma mulher.

Marco Anconi lembra o importante apoio do governador Jorge Teixeira, um forte adepto da arte de saltar no espaço. “Ele sempre conseguia o avião para nossos saltos, e isso facilitava as aulas. Houve ofertas para usar outros aviões, ficamos com os que o Teixeira cedia”.

À época o Aeroclube, fundado na década de 1940 e desde então funcionando no aeroporto do Caiari, devido a várias obras que vinham sendo feitas naquele espaço, já estava em suas novas instalações, na Estrada Treze de Setembro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.