Lúcio Albuquerque
69 99910 8325
3.9.24 - BOM DIA!
RONDÔNIA
1925 – O interventor Alfredo Sá, do Amazonas regulamenta a eleição de Superintendentes (prefeitos) e Intendentes (vereadores).
1942 – Os professores Elmacino Martins, Domingos Alves e Moacyr Paixão, da Faculdade de Direito do Amazonas, vêm a Porto Velho para um Seminário sobre a razão do Brasil declarar guerra à Alemanha.
1950 – A “Coligação Democrática do Guaporé” (PTB, PST, PRP, UDN e PSD) apoia o deputado federal Aluízio Ferreira, candidato à reeleição.
1953 – Porto Velho se despede da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, que ficou em exposição no colégio Auxiliadora e foi levada em visitação às enfermarias do hospital São José.
1967 - Empresários locais pretendem construir na BR-364 um hotel destinado a quem se interesse em conhecer melhor a floresta, onde a alvorada serão urros de onças, comuns na região.
1982 – O reitor Euro Tourinho Filho anuncia que o Conselho Federal de Educação aprovou o Estatuto da Universidade Federal de Rondônia.
1987 – Começa, com mais de 100 inscritos, o I Encontro de Jornalistas de Rondônia, coordenado pelo jornalista Paulo Queiroz, presidente do Sinjor.
HOJE É
Dia Nacional do Biólogo. Dia do Guarda Civil.
Católicos celebram São Gregório Magno.
BRASIL
1759 – Por ordem do Marquês de Pombal os jesuítas são expulsos de todos territórios portugueses, incluindo do Brasil.
1989 - O Boeing 737-200, da Varig tem um erro de interpretação da rota ek cai no Xingu: 12 mortos.
MUNDO
1939 – Em solidariedade à Polônia, Inglaterra e França declaram guerra à Alemanha nazista.
1928 – Alexander Fleming (1881/1955) descobre a Penicilina.
2015 – A foto de uma criança síria de 3 anos caído com o rosto na areia, se torna o símbolo da tragédia dos refugiados.
FOTO DO DIA
UMA HISTÓRIA + Q CONFUSA (III)
Em 1976 no jornal “A Tribuna” a pauta era a Fazenda “Pau d’Óleo”, ocupada por búfalos selvagens. O secretário de Agricultura Edgar Cordeiro (que instalou o 1º berçário de tartarugas do Guaporé), não pode atender. Indicou o Walter Bartolo, um dos que foram na década de 1950 buscar os búfalos na ilha de Marajó.
Em 1977 foi nomeado prefeito de Ji-Paraná. Em 2004 levou-me para conhecer a Festa do Divino. De barco, 18 dias, ouvi muito sobre a Festa, da qual era padrinho. Uma de suas músicas, “Mãe Sofredora”, que ele cantou numa rádio carioca, homenageia a genitora do oficial.
No dia seguinte foi chamado pela polícia. queria saber, ele cantou numa rádio carioca. “Os caras queriam saber o que eu sabia do caso do tenente”.
Estávamos no toldo do barco. Aproveitei o “gancho” e perguntei: “E essa história do tenente Fernando?”. Fez-me uma contraproposta: “Eu falo. “Passa lá em casa, a gente toma uma e come um peixe”.
Um mês depois ele contou o que os outros não queriam nem falar.
(Continua amanhã)
Tags:
Artigo e Coluna