Rondônia Virtual

Trending

Sem título

O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque

69 99910 8325

22.10.24 - BOM DIA!

RONDÔNIA

1942 - A Fundação Sesp/Porto Velho adverte: a população não deve comprar o medicamento “Atebrina”, usado contra malária, cuja distribuição é gratuita.

1954 – A borracha brasileira é contrabandeada para a Bolívia, onde o peço é maior e o pagamento é feito em dólar.

1981 – Se houver eleição a governador ano que vem PDS tem 5 nomes: o governador Jorge Teixeira, os médicos Leônidas Rachid e Jacob Atallah, o agrônomo William Cury e o advogado Odacir Soares.

1983 – O deputado estadual Jacob Atallah inicia no jornal “Alto Madeira” a publicação de uma série de sua autoria, defendendo o retorrno da ferrovia Madeira-Mamoré.

1985 – O governador Angelo Angelin instala em Porto velho a delegacia de Defesa da Mulher, a 3ª no gênero no país.

1984 – Os 8 delegados da bancada majoritária (PDS) na Assembleia Legislativa rondonienseà eleição presidencial, serão definidos esta semana.

1987 – Mais de 100 amigos do ex-governador Jorge Teixeira (1921/87), fizeram fila no “Belmont” para receber a viúva, senhora Aída Teixeira que veio receber do TCE uma homenagem ao seu marido.

HOJE É

Dia Internacional do Radioamador. Dia Nacional do Paraquedista. Dia mundial do Enólogo. Dia do Protesto Mundial contra o Uso do Eletrochoque. Dia Internacional de Consciencia sobre a Gagueira. 

Catolicos celebram São João Paulo II, 

BRASIL

1807 – Acordo secreto Portugal/Inglaterra define a vinda da Corte Lusa para o Brasil. 1969 – Dez meses após a edição do AI-5 o Congresso Nacional é reaberto. 

MUNDO

451 — Adotado o Credo calcedoniano, relativo à natureza divina e humana de Jesus. 

1797 — André-Jacques Garnerin salta de um balão sobre aris: é o 1º paraqueista da história. 

1909 – A Élise Deroche (1882/1919) é a primeira mulher a fazer um voo solo. 

FOTO DO DIA

VILA MURTINHO

A mais importante estação da Madeira-Mamoré, entre Guajará-Mirim e Porto Velho, pelo volume de mercadorias transportadas ou embarcadas no local, era Vila Murtinho, já próximo a Guajará, e a explicação era simples.

Conforme o escritor Simon Oliveira, ali nascido, é onde os rios Beni e Mamoré se fundem para formar o Rio Madeira. No local que funcionava uma espércie de entrepostoda maior empresa de extração e venda da borracha, cuja sede era na “Cachoeira Esperanza”. 

A partir da extinção da EFMM, e da construção de uma nova cidade à beira da BR-425 (Nova Mamoré), Vila Murtinho foi definhando. Simon Oliveira explica a foto: À direita, ao fundo, a igreja de Santa Terezinha, padroeira da vila – em Nova Mamoré o padroeiro é São Francisco de Assis.

Na casa em primeiro plano, era o telégrafo e a casa ao lado érea residência do telegrafista, que entre 1968 e 1973 também era chefe da estação da EFMM.

(Foto ´publicada pelo professor Marcos Teixeira/Saudosismo Portovelhense)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem