Vacina antirrábica é essencial para proteger cães e gatos contra a raiva
Porto Velho, RO - A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), promove nesta quinta-feira (21) mais uma ação itinerante de vacinação antirrábica para cães e gatos. Desta vez, a iniciativa acontece no distrito de Nova Mutum Paraná, com atendimento em cinco pontos estratégicos e também em residências previamente agendadas.
Confira a programação:
- Ponto 01: Bar do Jajim - 8h30 às 12h (Av. Rio Madeira, nº 13)
- Ponto 02: Barracão da Feira - 8h30 às 12h (R. Vitória Régia, nº 04)
- Ponto 03: Casa da Dona Denise - 8h30 às 12h (R. Getúlio Vargas, nº 18)
- Ponto 04: UBS Nova Mutum - 13h às 16h (Posto de Saúde)
- Ponto 05: Administração de Nova Mutum – 13h às 16h
- Itinerante: visitas em residências com mais de 10 animais, previamente agendadas.
Próximas ações
Além de Nova Mutum, as equipes da Semusa também estão, desde o dia 11 de novembro, realizando a vacinação antirrábica no distrito de União Bandeirantes, onde permanecem até a próxima segunda-feira (25), uma atividade que acontece rotineiramente durante todo o ano nas linhas rurais e distritos de Porto Velho.
Vacinação é gratuita e aberta a todos os moradores com cães e gatos acima de três meses de idade
Segundo o gerente da Divisão de Controle de Zoonoses em Animais Domésticos e Sinantrópicos (DCZADS) da Semusa, Edson Cruz, “a partir do próximo dia 25 de novembro, as equipes de trabalho estarão nas regiões da Bacia Leiteira, no eixo da BR-364, próximo a Candeias e também em localidades próximas da Colônia Viçosa, realizando a vacinação de casa em casa. Essa fase terá duração de 19 dias e atenderá outras localidades do interior”, explica.
Importância da vacinação
A vacina antirrábica é essencial para proteger cães e gatos contra a raiva, uma doença viral que pode ser transmitida a humanos e que, geralmente, é fatal. A vacinação em distritos e áreas rurais integra as ações de rotina da Semusa para garantir a imunização em localidades mais distantes e de difícil acesso.
O gerente da Divisão de Controle de Zoonoses reforça que ações como esta têm o objetivo de prevenir surtos de raiva e assegurar a saúde pública. "A raiva é uma zoonose grave, mas totalmente prevenível por meio da vacina. Por isso, precisamos levar o serviço até os moradores dessas regiões", destacou.
Serviço gratuito
A vacinação é gratuita e aberta a todos os moradores com cães e gatos acima de três meses de idade. Os responsáveis devem levar os animais em condições adequadas de segurança, como o uso de guias para cães e caixas de transporte para gatos.
A ação reforça o compromisso da Prefeitura de Porto Velho em garantir saúde e bem-estar tanto para os animais quanto para a população.
Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
Tags:
Saúde