O Dia na História
Quarta-feira, 27 de novembro de 2024

O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque

69 99910 8325

BOM DIA!

RONDÔNIA

1919 - Com grande destaque é noticiada a regra do “foot-ball” que trata do “gol-keeper”. Ao contrário de hoje, o “gol-keeper” não podia carregar a bola.

1948 – Está nas mãos do juiz Teodoro Assumpção o HC a favor de 5 mulheres, impedidas de desembarcar pela Polícia, alegando serem “pessoas desclassificadas”.

1982 – Só susto: um avião chegando do garimpo e já sem combustível, evita bater num cabo de alta tensão e cai no aeroclube em Porto Velho.

1981 – O deputado federal João Martins (PDS/RR) inseriu os Territórios de Roraima e Amapá no projeto que cria o Estado de Rondônia. A emenda não passou.

1983 – O presidente da Associação dos Jornalistas, Carlos Sperança, anuncia que os profissionais que tenham exercido a atividade até março de 1979 podem requerer o registro definitivo.

1990 – Pessoas citadas como “da Educação”, em greve geral, quebraram vidraças em prédios da Esplanada das Secretarias, ao serem impedidas de invadir o da Seduc. 

HOJE É

Dia Internacional contra o Fascismo e o Antissemitismo.  Dia do Hoteleiro. Dia Nacional dos Clubes Esportivos Sociais. 

Católicos celebram Santa Maria, São Teodoro e São Néon – Mártires, 

BRASIL

1889 – Acontece o “Baile da Ilha Fiscal, último Baile do Império Brasileiro. 

1889 — Ruy Barbosa “Plano contra a Pátria que infla os ânimos em direção à Proclamação da República do Brasil”. 

1964 – Morre Cecília Meirelles (n. 1901), escritora, obra principal “Romanceiro da Inconfidência”. 

MUNDO

1989 – Começa a cair o Muro de Berlim, o que marca fim da “Guerra Fria”. 

1905 – Com 3,106 quilates, é encontrado na África do Sul o maior diamante do mundo, o “Culinan”. 

FOTO DO DIA

SEM “JABUTIS”

“Jabuti” é termo que identifica emenda feita em casas legislativas (Câmaras, Assembleias, Senado e até pelo Executivo) a projeto de lei visando beneficiar segmentos ou mudar o sentido inicial da ideia.

Na fase final da discussão da lei criando o Estado de Rondônia, o deputado federal Júlio Martins (RR), inseriu no original, uma emenda em que Roraima e Amapá também passariam a Estado.

Dias antes o governador Otomar Pinto da Silva, de Roraima, esteve em Jaru, e disse ter vindo conhecer o desenvolvimento de Rondônia e que seu Território estava atrasado em relação a RO.

A intenção de Júlio Martins podia ser outra: em 1978 Roraima, RO e AP elegeram 2 deputados federais cada e, ainda sabendo que não tinha chance, talvez estivesse de olho na eleição de 1982 quando foi um dos 4 da nova da bancada roraimense.

Em 1982, dos 4 eleitos, Júlio Martins e mais 2 também eram roraimenses, bem diferente de RO que elegeu 8, todos nascidos em outros estados.  

RR e AP passaram a Estado, mas só na Constituição de 1988.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.